Mostra “ Eccelenze Italiane”do artista Italiano Guido Totoli

A Mostra de Arte “Eccelenze Italiane” foi aberta ao público no dia 14 de maio no espaço Mostra do Consulado Italiano, em São Paulo com o artista plástico Italiano Guido Totoli.

 

Esta Mostra  encontra-se no andar térreo da sede do Consulado da Itália na avenida Paulista, podendo ser visitado diariamente por todos que comparecem ao prédio consular.

 

A cerimônia contou com a presença da Vice-cônsul Mariana e familiares do artista num clima emotivo e de grande significado, ao mostrar e reconhecer a obra de um artista verdadeiramente completo que transita pela pintura e escultura com muita desenvoltura.

 

 

Guido escolheu o Brasil para visitar e acabou fincando raízes em terras brasileiras, fazendo florescer sua arte em terras brasileiras e ajudando a disseminar a cultura italiana por este imenso país, que abraçou e continua abraçando italianos e seus descendentes.

 

Guido Totoli, arquiteto, escultor, pintor, ceramista e desenhista, chegou ao Brasil em 1958, desenvolvendo sua carreira artistica com inúmeros pintores e escultores renomados, tendo trabalhos expostos no MASP, Museu de Arte de São Paulo e na Assembleia Legislativa. Também foi convidado pela “Secretaria de Cultura do Estado De São Paulo” para realizar um trabalho comemorando os “150 anos da Imigracão Italiana” no “Museu Histórico de Amparo”.

 

Guido Totoli nasceu em Mercato Cilento, na província de Salermo (Itália) no ano de 1937. A partir de 1949 frequentou a escola de arte local e em 1955 estudou desenho, pintura, escultura e cerâmica. Mudou-se para o Brasil em 1958, onde conheceu e frequentou os ateliês de Alfredo Volpi, Mario Zanini, Ottone Zorlini, Ângelo Simeoni, Hugo Adami, Arnaldo Ferrari, entre outros. Em 1960, participou de salões oficiais onde recebeu os primeiros prêmios. A partir de 1977 participa de várias exposições em São Paulo e no interior e em 1979, é convidado pelo governo do Estado de São Paulo para ser membro de júri no Salão Paulista de Belas-Artes.

 

Suas obras foram capa de catálogos de inúmeros leilões de arte em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 1981, foi convidado especial do professor Pietro Maria Bardi para participar da exposição Itália-Brasil, no Museu de Arte de São Paulo. Em 1984 recebeu a medalha de prata do Centro Internacional de Arte Contemporânea de Paris, com sua obra “Paisagem Brasileira”.

 

Seus trabalhos fazem parte de coleções particulares e oficiais do Canadá, Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Itália, Argentina, Brasil, no Museu de Arte de São Paulo (Masp) e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

 

Antonio Spalletta (ASIB)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTIZIE CORRELATE

Vedi anche

  Capperi, l’eterna poesia dei ritardi ferroviari! Nulla racconta meglio l’identità di un Paese quanto un treno che non arriva.

 Il Modismo dell’Inclusività che Esclude Un tempo nobile vessillo di giustizia sociale, oggi spauracchio da barzelletta: la cultura woke sembra.

Milan, che sorpresa. Ingabbia l’Inter e si prende San Siro Gol vittoria del difensore all’89’: trionfo dopo 6 ko. Cugini.